Feliz Aniversário

Inácio Martins

Inácio Martins: 63 anos de uma joia a ser lapidada

Adoro conhecer novas cidades. Independentemente do tamanho e por mais desconhecidos que sejam, lugares diferentes têm sempre algo a nos ensinar. E foi assim que fui parar em Inácio Martins pela primeira vez. Quando a Rede Sul de Notícias entrou em contato comigo perguntando se aceitava participar de um projeto especial para comemorar o aniversário de 63 anos do município, topei na hora. Eu, um jornalista pé vermelho, vindo do norte do estado e morando há quase dois anos em Guarapuava teria a oportunidade de explorar melhor a região que me acolheu tão bem. Pois então, bora lá ver qual é desse tal Inácio Martins.

Localizado no 3º planalto do Paraná, Inácio é o município mais alto do estado, 1.198 metros do nível do mar, bem na Serra da Esperança (já começamos muito bem, olha só que nome mais sugestivo: ESPERANÇA!!). Preciso confessar uma coisa a vocês (e aqui exponho o quão besta eu fui), não tinha muita esperança na viagem, mas ainda bem que a vida nunca cansa de nos surpreender positivamente e nos mostrar o quanto estamos redondamente enganados com nossos pré-julgamentos, o lugar é espetacular. SÉRIO!!

Saindo de Guarapuava pela BR-277, sentido Curitiba, em meio a caminhões e um trânsito daqueles que te tira do sério, peguei a PR-364 para Inácio Martins pouco antes de chegar no distrito de Guará. Aí, meus caros e minhas caras, deu aquela impressão de que acabava de entrar em um mundo completamente novo e desconhecido para mim. Uma estrada simples, com asfalto novinho, cheia de curvas, cercada de araucárias e outros tipos de árvores e pinheiros (terei que ser sincero, mas não conheço o nome), mas que fazem você respirar fundo e ter aquele sentimento de conexão com a natureza. De Guará segue-se mais 38 quilômetros até chegar à zona urbana de Inácio Martins. Este trecho, aliás, é o começo (ou o final, dependendo de onde você estiver indo) da Rota do Cerro do Leão, que vou falar mais à frente.

Um pouco de dados e uma breve história

Inácio Martins, como já disse, é a cidade mais alta do Paraná. A região começou a ser colonizada em 1892 e logo foi batizada como Guarapuavinha. Em 1960, por meio da Lei 4.245, de 25 de julho, o município foi criado, teve sua instalação oficial em 25 de novembro de 1961. O nome escolhido para a nova cidade foi “Inácio Martins”, em homenagem ao engenheiro que coordenou as obras de construção da linha férrea que corta o município. 

Segundo o Censo de 2022, atualmente Inácio tem uma população de 9.670 habitantes, em uma área de 936 km². Do total de moradores, 4.919 são homens e 4.751 são mulheres. Do total de homens, a maior parte se concentra na faixa etária entre 15 e 19 anos (4,47%), enquanto a maior parte das mulheres da cidade estão na faixa dos 20 a 24 anos (4,07%). A economia do município, basicamente, gira em torno da extração da madeira e da plantação de erva mate. 

No entanto, Inácio Martins esconde um potencial turístico fabuloso, o que é apontado por todo mundo que conversei nos dois dias que estive por lá. Mas antes de falar disso, é preciso conhecer um pouco da história de empresas e de empreendedores que ajudaram, e ainda ajudam, o crescimento do município. Hoje elas fazem parte, não só da economia local, mas da própria paisagem urbana. A primeira parceira da cidade é a Loja Bimbo’s.

LOJA BIMBOS

GRUPO STROPARO

Além da dona Henriete, há uma família que há 40 anos empreende em Inácio Martins, sempre atenta às demandas da população. Com vocês, um pouco do que é o Grupo Stroparo.

AUTO ESCOLA CONDUBEM

Muito legal ver as histórias das empresas e de famílias Inácio-martinenses se misturando com o desenvolvimento da cidade ao longo das décadas, né? Mas nem só de tradição vive o empresariado municipal. Há quem, ligado nas demandas dos moradores, teve sensibilidade para empreender após a pandemia de Covid-19. Conheçam então a história da Auto Escola Condubem.

IMPÉRIO DO SABOR

O futuro no turismo

Pelas ruas e pelas conversas com empresários, ao longo dos dois dias que estive em Inácio Martins, uma coisa é praticamente unanimidade, o potencial turístico da região deve ser muito melhor explorado. Posso confirmar essa opinião dos moradores, a região é simplesmente deslumbrante! Não deve nada para outros locais turísticos, como por exemplo Gramado, no Rio Grande do Sul. 

Para vocês terem ideia, só em Inácio me apontaram que há pelo menos 10 cachoeiras que podem ser visitadas tranquilamente. Isso sem contar outras que ficam mais escondidas dentro de fazendas. Claro, como um típico meninão nascido e criado na cidade grande, precisava visitar pelo menos uma delas. A cachoeira escolhida foi a Itapará. Distante há menos 20 km do centro de Inácio Martins, a cachoeira é um daqueles locais que você chega e já quer entrar na água. Dá até para entrar atrás da queda d’água. A mim, por estar um pouco frio no dia, só me restou molhar as canelas brancas.

Tá, daí vão dizer que a cachoeira fica em Irati. Na verdade, fica na divisa entre os dois municípios, mas o local é bem mais perto de Inácio e o acesso é mais fácil. 

Se engana que é só quem mora em Inácio Martins que está na luta para transformar a região em um polo turístico. O pessoal que pratica motociclismo se mobilizou há alguns anos para criar a Rota do Cerro do Leão. Quem vai contar isso é o advogado curitibano Felipe Augusto Karam.

ROTA CERRO DO LEÃO

CASTELINHO

Quem tem lutado e incentivado o turismo e apoiado os motociclistas que fazem a Rota Cerro do Leão é o casal Hélio Miguel Stroparo Filho e Adriana Costa Stroparo. Com experiência de quem já viveu no exterior, os dois estão tentando dar uma nova cara para os serviços existentes em Inácio Martins.

VILLA WESTERN

Daí o leitor ou a leitora vai me perguntar: tá bom Lucas, mas onde eu posso me hospedar em Inácio Martins? É meus caros e minhas caras, vocês precisam conhecer a Villa Western e o Nerildo. Vão por mim, leiam a próxima reportagem!!

Fala sério, Inácio Martins é ou não é sensacional? Isso que te mostrei é só uma pequena parte da cidade. Neste dia 25 de novembro o município vai comemorar 63 anos. Parabéns, Inacio!! Parabéns, população inácio-martinense!!

E aí pessoal, que tal conhecer um pouquinho dessa joia bem no coração do Paraná, cravada na Serra da Esperança? Eu já avisei, logo logo tô voltando, mas da próxima vez não será à trabalho. Se fosse você, faria o mesmo.

PROJETO DESENVOLVIDO PELO PORTAL RSN

EQUIPE RESPONSÁVEL
Reportagens: Lucas Pullin
Publicidade: Alana Bellan
Comercial: Silmara Aparecida Bochnia e Luiz Lopes
Desenvolvimento Web: Antunes Ramos
Direção: Cristina Esteche

Um sonhos realizado: Loja Yasmin Confecções completa 10 anos em Pinhão

Da infância à modernização, a trajetória de determinação de Crisleide Vanzzo transforma a loja em um espaço de inspiração e variedade para todos os estilos e idades

A loja Yasmin Confecções completou 10 anos no município de Pinhão, oferecendo muitas opções de roupas masculinas, femininas e infantis, além de tecidos e aviação. Por isso, a proprietária por trás do negócio e uma mulher de determinação, Crisleide Vanzzo, de 37 anos, reviveu a história da loja que é um reflexo dos sonhos de infância.

Conforme a empreendedora, a loja era um sonho que parecia distante, mas que se materializou após decisões de Crisleide. “A loja foi um sonho desde criança. Eu sonhava com isso, pensava que teria que comprar uma calculadora, uma régua… Mas nunca imaginei que iria tornar realidade, porque a gente acha que é algo distante.”

Crisleide trabalhava em uma instituição financeira, mas nunca se sentiu pertencente àquele lugar. Decidiu então criar algo seu, algo que não fosse apenas um trabalho, mas um pedaço de sua paixão. Com o apoio dos pais e uma ajuda financeira inesperada, adquiriu a loja. Mas a história dela com a moda começou muito antes, desde os tempos em que era adolescente e dobrava roupas em outra loja no município. “Hoje sou apaixonada pelo que faço. Encontrei
na confecção uma realização pessoal.”

Modernização

Nos últimos seis meses, transformações significativas ocorreram no negócio de Crisleide. A loja passou por reformas internas e externas, ganhando uma nova fachada e estrutura, na rua Francisco Delle, 27. A modernização trouxe acessibilidade aos clientes e um ar contemporâneo, surpreendendo até mesmo a própria empresária.

A loja, repleta de novidades para o final do ano, oferece uma variedade incrível para todas as idades e gostos. Crisleide, exemplo de empreendedorismo feminino, vê na luta diária um símbolo de força para outras mulheres conciliarem maternidade, profissão e empreendedorismo. A empreendedora celebra não apenas os 10 anos da Loja Yasmin Confecções, mas também uma jornada de superação, transformação e inspiração para todas as mulheres que buscam realizar seus sonhos.

Galeria de imagens

O encanto que você merece para dias inesquecíveis está na Ana Clara Locações

Referência quando o assunto é aluguel de trajes para datas especiais, a loja não oferece apenas vestidos deslumbrantes, mas também looks para crianças

No Centro de Pinhão se encontra um espaço para noivas, madrinhas, debutantes, convidadas de eventos e formandas em busca do vestido perfeito. Ana Clara Locações é uma loja de aluguel de roupas que se tornou um ponto de referência para quem busca elegância e sofisticação no dia especial e a empresa carrega uma história que vai além das costuras e rendas.

Tudo começou quando a empreendedora Sirlene dos Santos Pio, apaixonada por vendas e uma mulher sonhadora, sentiu que era o momento certo para investir em algo próprio. Ela, que sempre gostou de trabalhar com comércio, descobriu que a antiga dona da loja estava vendendo a empresa de locações que já era parte da vida da comunidade por mais de três décadas.

Assim, viu a oportunidade de transformar o amor por noivas e vestidos em um negócio. “Sempre gostei muito de noivas, era meu sonho me casar assim, mas não tive a oportunidade. Agora, ajudo elas a realizarem os sonhos delas”, compartilha, com um brilho nos olhos que evidencia a paixão pelo que faz. No local além dos vestidos e ternos para adultos é possível encontrar aluguel de roupas para crianças, os trajes estão disponíveis no feminino e masculino.

Na Ana Clara Locações, o processo é mais do que simplesmente escolher um look. Os clientes são acolhidos pela empreendedora que auxilia nas provas, faz as reservas e ajustes. Localizada na Rua Francisco Delle, 55, também é possível entrar em contato pelo telefone (42) 9 8419-1739.

A data mais especial para você, pode ficar ainda melhor com a ajuda da Ana Clara Locações! Momentos inesquecíveis merecem vestidos inesquecíveis

Agropinhão é referência em produtos agrícolas e veterinários

Com quatro anos de existência, a empresa oferece uma variedade de insumos, medicamentos e serviços

Quando o assunto é a oferta de produtos agrícolas e veterinários na Região, a Agropinhão é destaque. Com um leque diversificado desde insumos agrícolas até serviços especializados como inseminação artificial e vacinas de brucelose, a empresa tem se consolidado sob a liderança dos proprietários Ezequiel e André.

Sob a supervisão técnica do médico veterinário Nilton José Krause (CRMV-PR 6102), a empresa conquistou confiança e reconhecimento ao longo dos quatro anos desde que foi inaugurada. Ezequiel também comenta sobre a seção de madeira da Agropinhão, explicando que os clientes podem solicitar materiais específicos, os quais são encomendados junto aos fornecedores para garantir a pronta-entrega.

A loja abre de segunda a sábado, sempre buscando atender às demandas da população. “Decidimos abrir a empresa porque percebemos que o mercado local carecia de uma loja veterinária. Com conhecimento na área e a amizade com profissionais do ramo, resolvemos unir forças e oferecer esses serviços, preenchendo essa lacuna que existia por aqui há algum tempo”.

Galeria de imagens

Na Moda Cuti a experiência do cliente vem em primeiro lugar

Tudo começou com um sonho que se tornou a história de uma loja que oferece ambiente acolhedor, variedade de marcas e atendimento personalizado

Pensando em um look que segue as maiores tendências da moda? Prefere algo mais básico ou clássico? Está procurando um presente para o maridão? Tudo isso tem lugar certo: a Moda Cuti. A empresa trabalha com peças femininas e masculinas em Pinhão e tem a mente de Cristiane Terlesk e Ricardo Henrique por trás dessa loja que é um charme.

A ideia de abrir a Moda Cuti surgiu com a vontade de migrar de carreira e mergulhar nesse novo universo. “Inicialmente, a loja era voltada para moda infantil e adulta, mas no meio do caminho optamos por vender somente a linha adulta para poder otimizar o espaço. Mas à medida que a demanda por roupas cresceu, o foco se expandiu. O espaço anterior se tornou pequeno para o número de clientes e para o que a gente almejava”.

Desse modo, a ideia foi criar um novo projeto, totalmente voltado a oferecer uma experiência de compra diferenciada, com um ambiente amplo, aconchegante e sofisticado. Desde a entrada na empresa até os provadores, tudo é pensado para que os clientes se sintam em casa. A equipe treinada prioriza o atendimento e você pode escolher as peças com uma consultoria personalizada.
E quando o assunto é decoração: as paredes coloridas, os lustres diferentes e o bom gosto da escolha dos detalhes mostram a preocupação em oferecer o que há de mais moderno no mercado.

GRANDES NOMES DA MODA

A seleção de marcas é focada e variada, atendendo a diferentes estilos e necessidades. Com uma equipe treinada, a Moda Cuti busca proporcionar uma experiência marcante, se destacando quando o assunto são os looks, mas também pelo ambiente acolhedor, com cortinas de veludo, espaço climatizado e até um frigobar.

Na loja a inovação encontra o conforto, convidando todos os clientes a desfrutarem de uma experiência de compra moderna e acolhedora. Essa evolução, mesmo com o medo inicial, tem sido um sucesso. Além disso, atende todos os públicos, basta chegar e conhecer mais de pertinho. Afinal, trabalha com preço bom e qualidade!

Hayet Lanches mostra o foco e os sonhos de uma empreendedora

A empresa é mais do que um restaurante: é um ambiente de inovação e sabor. Seja para o café da manhã, almoço, lanche ou jantar, a equipe sempre está pronta para surpreender

Uma trajetória de lutas, superações e reinvenções define a história por trás da Hayet Lanches, um lugar que vai muito além das delícias culinárias. Samara Ataya, a empresária fundadora, dá uma aula quando o assunto é resiliência e paixão pela culinária.

“Quando cheguei ao Pinhão em 1990, não sabia eu que minha jornada seria uma montanha-russa. Sou brasileira, filha de libaneses, e meu ingresso no mundo empreendedor veio por meio de uma loja que meu pai abriu para nós. A partir daí, mergulhei no ramo de R$ 1,99 e dediquei 12 anos da minha vida a ele. Segunda após segunda, estava lá, até que um dia, perdi tudo”.

Mesmo em um momento em que não sabia qual rumo tomar, os sonhos falaram mais alto. Com coragem, Samara se reinventou. “Meu irmão sugeriu continuar no ramo, mas com produtos nacionais. Recomecei do zero, sem nada, e até passei por São Paulo. Mas combater os importados era difícil, os preços não batiam. Um dia, olhando a cidade, decidi abrir um shawarma, mas sabia que precisaria me adaptar a minha realidade”.

UM OLHAR EMPREENDEDOR

A persistência e a visão de negócios impulsionaram as ideias. “Trabalhei oito anos em um ponto estratégico. Quando surgiu a oportunidade, agarrei. Quebrei paredes, expandi minha cozinha. Cresci, abri clínica para minha filha, mas o desafio sempre me chamava”.

Com o tempo, ela descobriu novas oportunidades. “Estou aqui nesse ponto há três meses. Trabalhamos com café da manhã, almoço e agora vamos inovar com um buffet, oferecendo opções diversificadas. Sempre estou inovando, buscando agradar os clientes e fazer o melhor”.

Samara enfrentou desafios, como a falta de equipamentos adequados. Não tinha facas, o exaustor era de casa. Hoje, com investimento, tem estrutura, geladeiras, e pode oferecer uma variedade maior. “Sou uma pessoa batalhadora. Trabalho 18 horas por dia. A vida segue, as contas não esperam. Meu orgulho é ver meu esforço dando frutos. Foi fé e determinação que me trouxeram até aqui.”

Após inúmeras mudanças e um percurso de aprendizado, a Hayet Lanches não é apenas um restaurante: é um espaço onde a inovação e a paixão pela culinária se encontram. A equipe não apenas serve pratos saborosos, mas também cria uma experiência única para os clientes, mantendo um cardápio diversificado.

West Horse: o estilo country que conquistou Pinhão

Priorizando sempre a qualidade e o atendimento diferenciado, Jeferson Doim que começou com a venda de bonés conquistou a clientela e, hoje com a loja, oferece uma variedade de produtos

Já imaginou encontrar um local em que a tradição dos rodeios está impressa por todos os cantos? Na West Horse em Pinhão a equipe oferece vestuário adulto e infantil que abraça a essência country. Tudo começou de maneira inusitada, como conta o empresário Jeferson Doim. “Eu trabalhava em outros ramos, não tinha nada a ver com o country, mas sempre participei de rodeios e esse já era o meu estilo, o que eu me identificava”.

O empreendimento iniciou de forma tímida com a venda de bonés, até que o estímulo de um amigo mudou o rumo das coisas. “Ele me incentivou a abrir uma loja e tinha anos que não havia uma empresa com essa temática no município. Fiquei com receio, mas resolvi e, nossa, a inauguração bombou”.

Sobre o carro-chefe da West Horse? Jeferson conta que cada cliente busca algo diferente, por isso o intuito é atender a demanda. A empresa trabalha com camisetas, botas, fivelas, bonés, ervas, garrafas térmicas, cintos e equipamentos de selaria, entre outros produtos, e todos encantam o público da mesma forma. “Prezo pela qualidade, escolho bem os fornecedores e escuto o feedback dos clientes”.

ATENDIMENTO DE QUALIDADE

O atendimento é o coração do negócio. A loja se destaca por sempre buscar um diferencial nesse aspecto. “A nossa equipe estuda e se aprimora para ter um atendimento diferenciado. Não podemos parar no tempo, sempre buscamos melhorar”. A proximidade com a comunidade, proveniente da participação ativa nos rodeios, fortalece os laços e torna a empresa um sucesso.

A loja fica na Rua Francisco Dellê, no Centro, 27. Além disso, trabalha com envio de mercadorias para outras cidades. E, se você ainda não conhece, Jeferson e toda a equipe te convidam para visitar a West Horse.